Grupo do Condomínio no WhatsApp – Fernando & Fernandes

Filiais

Copacabana
Flamengo
Tijuca
Méier
Recreio
Jacarepaguá

Funcionamento

Segunda à Sexta
9:00h às 17:00h

Matriz

Vila Isabel / RJ
Rua Torres Homem, 217
(21) 2575-0880

Lista de comparação

Grupo do Condomínio no WhatsApp

Grupo do Condomínio no WhatsApp

Depois que o aplicativo Whatsapp virou febre no mundo, é muito comum que condomínios utilizem o aplicativo como ferramenta de interação. Afinal a tecnologia facilita a nossa comunicação e agiliza processos, mas para evitar desentendimentos, recomendamos que comunicados oficiais sejam feitos via e-mail ou correios, que é mais seguro. No WhatsApp, as mensagens podem se perder e ficarem misturadas com outras conversas e não há a mesma segurança de armazenamento.

Criando um grupo no condomínio o objetivo engloba várias possibilidades: Facilitar a comunicação sobre fatos do condomínio, combinar caronas, avisar sobre movimentos suspeitos, sinalizar ocorrências, divulgar serviços entre vizinhos e muito mais. E o outro ponto importante é por quem ele será administrado: Moradores ou Síndico? Será uma ferramenta oficial do condomínio ou apenas um instrumento de comunicação informal?

Se oficial, é preciso:

  • Ser administrado pelo Síndico;
  • Nunca ser uma ferramenta única de avisos formais, ou seja, o que for postado no grupo deve ser reforçado em outros meios de comunicação, como e-mail e circulares e via correios;
  • Possuir recomendações de uso. Ex.: não conter assuntos não relacionados ao condomínio, como mensagens de cunho político, religioso, de humor ou correntes. 

Se não for oficial (o que é recomendado), não quer dizer que tudo está liberado. Em qualquer um dos casos, é preciso observar:

  • Bom senso, acima de tudo;
  • Evite questões polêmicas, como religião, política, assuntos aleatórios, correntes e compartilhamento de notícias que nada tem a ver com o condomínio;
  • Nem todo assunto do condomínio precisa ser tratado ali. Ex.: será que vale a pena reclamar do valor da taxa condominial no grupo ou esse é um assunto que deve ser discutido em assembleia? Com certeza, a segunda opção é a melhor resposta;
  • Viu algo errado e quer denunciar? Fale com o Síndico separadamente ou, se for alguma ocorrência de um morador, procure-o de maneira privada. Evite a exposição alheia e brechas para confusões.

O WhatsApp está presente em mais de 120 milhões de celulares do Brasil. Muito provavelmente, o aplicativo de mensagens está instalado no aparelho de todos os seus vizinhos. A ferramenta é um ótimo recurso quando usado com sabedoria e sensatez. Compartilhe notícias sobre condomínios (como esse artigo, por exemplo), envie mensagens que realmente são de interesse de todos naquele contexto e lembre-se: os seus vizinhos estão dentro de vários outros grupos onde já circulam piadas, notícias e outras assuntos. Você não precisa enviar tudo isso para eles outra vez. Recomendamos que o condomínio tenha um grupo desde que a comunicação seja realmente sobre assuntos relevantes.

img

felipebrito

Artigos relacionados

Vai alugar um imóvel? Veja a lista de documentos necessários

Fique atento ao contrato, que garante direitos caso questão vá parar na Justiça Um contrato...

Continue lendo
por felipebrito

Mantenha seu ar-condicionado limpo e evite problemas de saúde

Durante os dias quentes o ar-condicionado se torna o principal companheiro das famílias. Em...

Continue lendo
por felipebrito

Controle de pragas

Sabemos que a época de maior proliferação dos insetos é na primavera e verão, e que é...

Continue lendo
por felipebrito

Junte-se à discussão